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33 Dicas Infalíveis Para Sua Dieta Dar Certo

ÀS VEZES, UM REGIME NÃO FUNCIONA POR PEQUENOS DETALHES. CONFIRA AQUI SUGESTÕES QUE AJUDAM A EMAGRECER DE FORMA EFICAZ E SAUDÁVEL. E, MELHOR, PARA SEMPRE ......

1- PONHA MAIS FRUTAS E VERDURAS NA SUA VIDA.
Os profissionais da área de nutrição insistem : inclua saladas nas refeições e priorize a fruta como sobremesa. São alimentos de baixo teor calórico, que proporcionam saciedade e diminuem a absorção de gordura, explica a nutricionista Joselaine Sturmer, de Porto Alegre (RS). O ideal é comer de três a quatro frutas por dia, orienta Jocelem Salgado, professora de nutrição da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba .

2- FAÇA EXERCÍCIO REGULARMENTE.
Os especialistas são unânimes: deve-se praticar uma atividade física no mínimo três vezes por semana. Além de perder peso, combate a flacidez e a celulite. Vale tudo: andar, pedalar, subir escadas ou fazer qualquer movimento aeróbico. Diminuir as calorias ingeridas e aumentar sua queima com malhação é uma estratégia promissora para emagrecer, afirma Fernando Torres, médico do Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal de São Paulo ( UNIFESP )

.3- TENHA EXPECTATIVAS REALISTAS SEMPRE.
Além de encher a geladeira com alimentos light, é preciso ter em mente que o caminho do emagrecimento é longo e que as transformações não acontecem da noite para o dia. As palavras de ordem são: paciência e disciplina. A pressa contribui para a pessoa desacreditar no seu potencial e até desistir, alerta a nutricionista Renata Ventura Dalseno ( SP ).

4- MARQUE HORÁRIO PARA AS REFEIÇÕES
A hora de comer tem que ser respeitada religiosamente. É assim que acontece nos SPAS. Esse hábito influi diretamente na continuidade do programa. A disciplina evita picos de fome, explica Renata.

5- NÃO ABRA EXCEÇÕES NO SEU REGIME
No começo, é fácil ser rigoroso e seguir a dieta à risca. Mas, depois, começam os desvios. Um docinho aqui, uma colher de purê a mais ali. Eles causam, sim, uma pausa no emagrecimento e podem até fazer engordar, avisa a nutricionista Raquel de Oliveira, de São Paulo.

6- QUEIRA MESMO EMAGRECER
Essa força é fundamental. É o que faz você se dedicar, vencer as dificuldades, agüentar as tentações, passar imune às festas e às provocações dos falsos amigos e não se alterar com qualquer fator externo. Busque dentro de si o incentivo para superar todos os obstáculos e conquistar seus objetivos.

7- MODIFIQUE A FORMA DE COZINHAR
Controle o uso de óleo, de gordura e de itens como bacon, que devem ser substituídos por opções mais leves como azeite, margarina ou requeijão light. Use e abuse de ervas na hora de temperar. Una à cebola e ao alho a turma do orégano, manjericão, louro, alecrim, noz-moscada, manjerona, alcaparra, hortelã, páprica, cheiro-verde, pimentas... O resultado é um prato saboroso e aromático , que garante o prazer de comer mesmo que as porções sejam reduzidas. Também diminua o sal, que em excesso, retém líquidos e dificulta a perda de peso.

8- PREOCUPE-SE COM SEU INTESTINO
Assumir uma dieta para perder peso pode alterar o funcionamento dos intestinos, especialmente para quem já tem este problema. A solução é prevenir-se tomando bastante água – um santo remédio para a prisão de ventre – e consumir hortaliças que contêm fibras. Se ainda assim tiver dificuldades, experimente esta receita da nutricionista Márcia Dal Medico: À noite, cozinhe três ameixas pretas em um copo ( 200 ml ) de água. Espere esfriar e ponha na geladeira. Pela manhã, tome a água e coma as ameixas cada uma tem apenas 9 calorias.

9 – COMA COM PRAZER
Pense no cardápio controlado como um instrumento para conquistar o corpo dos sonhos, não como uma punição. Antes de começar a refeição, imagine que está fazendo as melhores escolhas e ingerindo itens saudáveis e que vão colaborar com a perda de peso, orienta Maria Eliza Zuccon, terapeuta e fundadora do grupo Meta Real, de São Paulo. Coma em um ambiente sem distrações. Sinta o gosto, o aroma e a textura dos alimentos. Arrume o prato com capricho, enfeitando a comida. E, de vez em quando, libere algo que adora.

10- INGIRA MAIS E MAIS FIBRAS
As carnes em geral são ricas em gorduras, principalmente saturadas, que dificultam a digestão e dão aquela sensação de estômago pesado, diz Jocelem Salgado. Além disso, cada grama de gordura presente no alimento corresponde a 9 calorias ingeridas. As fibras já fazem o papel contrário . Presentes em frutas, verduras e grãos integrais, tornam-se grandes aliadas da perda de peso porque têm poucas calorias, garantem maior saciedade e ainda melhoram o funcionamento intestinal.

11- BEBA DOIS LITROS DE ÁGUA POR DIA
Além de hidratar o corpo, libera toxinas e faz rins e intestinos funcionarem melhor. Quanto mais se consome água, melhor o organismo trabalha e, com isso,aumenta a queima de gordura. Chás, limonadas sem açúcar e sucos light também contam. Durante as refeições, limite o consumo de líquidos a um copo ( 200 ml ), pois mais do que isso poderá distender o volume abdominal e retardar a digestão.

12- NÃO ABRA MÃO DO LANCHE
A maioria dos nutricionistas recomenda que o intervalo entre as refeições seja de, no máximo, três horas. Por isso, não pule os lanches. Eles são muito importantes para estimular o metabolismo, já que o organismo gasta energia para fazer a digestão. Opte por alimentos bem leves, como frutas ou barras de cereais.

13-DEIXE OS PROBLEMAS LONGE DA MESA
É importante saber que a comida não resolve dificuldades profissionais, sociais ou sexuais. A pessoa precisa encontrar seu equilíbrio psicológico e emocional para buscar o eixo do corpo e aí perder ou manter o peso, afirma a psicoterapeuta Edna Rangel, de SP.

14- MASTIGUE DEVAGARZINHO
É preciso saborear até uma simples salada, mastigando várias vezes antes de engolir. Quanto mais tempo o alimento ficar na boca, melhor, pois dá tempo de o cérebro receber a informação de que o organismo já está saciado, processo que demora cerca de 20 minutos. Além disso, a digestão se inicia com a saliva e por isso a mastigação lenta é essencial.

15- FAÇA OPÇÕES INTELIGENTES
Da maneira certa, tudo pode fazer parte do cardápio sem se transformar num pesadelo na hora de subir na balança. O importante é educar-se.
Quando sentir fissura por doce, opte por uma barra de cereal light com chocolate. Ou seja, deixe de lado opções supercalóricas. Decida por doses menores de guloseimas também gostosas mas que tenham menos calorias.


16- LEVE EM CONTA OS NUTRIENTES
Não se pode fazer substituições aleatoriamente por itens de baixas calorias. Considere o que, de fato, cada alimento traz para seu corpo. De vez em quando, vale trocar o refrigerante light por um suco de fruta diluído em água ( que tem vitaminas, fibras e poucas calorias ) .

17- SAIA DA MESA ANTES DE SE EMPANTURRAR
A idéia é evitar excessos alimentares desnecessários, que podem impedir o emagrecimento.

18- OCUPE BEM O SEU TEMPO
Ficar em casa sem fazer nada é um dos caminhos que leva às guloseimas proibidas. Então, ocupe-se com programas que movem o corpo como caminhadas, cursos ou trabalhos manuais. Cinema e televisão são passatempos que podem levar a perigosas beliscadas. Cuidado .....

19- LEMBRE-SE : A COMIDA NÃO SOME
Algumas pessoas agem como se alguns alimentos estivessem em extinção só porque não podem comê-los durante a dieta. Parece que não dá para perder a chance de experimentá-los. Não é assim. Depois você poderá saborear o que agora deve ser evitado, lembra a psicóloga Sandra Orsolano , de São Paulo.

20- INVISTA NA SUA AUTO-ESTIMA
Até afinar as medidas, não é necessário trancar-se em casa e sentir-se o mais infeliz dos mortais. Ao contrário, faça o que estiver ao seu alcance para ficar em harmonia, em vez de adiar os planos para depois que enxugar as medidas. Corte o cabelo, faça as unhas, atualize algumas peças do guarda-roupa, mostre-se e sinta-se bem internamente.

21- VIVA UM DIA DE CADA VEZ
Deixe de pensar na quantidade total de quilos que quer perder, comemore a cada dia as pequenas conquistas. Assim, se mantém o estímulo em alta.

22- DRIBLE O CHOCOLATE
Se o desejo por chocolate for muito forte, coma um bombom. Mas deguste-o devagar ( como bala ) e junto com uma fruta ( maça, por exemplo ), que, por ser rica em fibras, amplia a sensação de saciedade.

23- TENHA SEMPRE À MÃO PETISCOS LIGHT
Abasteça sua geladeira e armário gelatinas diet, balinhas sem açúcar e chicletes. Como têm poucas calorias, são perfeitos para tapear o organismo quando surge aquela vontade de ingerir doces.

24-NÃO VÁ A FESTAS SEM COMER ANTES
Prepare um lanche leve e balanceado antes de ir uma festa ou reunião. Assim, é mais fácil resistir ás tentações e fazer opções menos calóricas.

25- LIBERE-SE DE VEZ EM QUANDO
Você tem um prato, doce ou salgado, preferido ? Ok. Ele está liberado para ser consumido uma vez por semana. Mas sem exageros. Uma porção é suficiente.

26 – COMECE COM SALADAS
As refeições devem ser iniciadas com esses alimentos como entrada porque são ricos em fibras e proporcionam maior satisfação.

27- PESE-SE SÓ UMA VEZ POR SEMANA
Conferir o peso diariamente só aumenta a ansiedade. Para manter o controle, o melhor é pesar-se a cada sete dias na mesma balança, no mesmo horário e com a mesma quantidade de roupa.

28- NÃO SEJA IMEDIATISTA
É irreal esperar emagrecer num passe de mágica. Um dieta leva um certo tempo para dar resultado . Se tudo for encarado com calma, mais difícil será sofrer com o efeito sanfona depois

29 – ESCOLHA UMA DIETA COM O SEU JEITO
Quem não consegue ficar mais de três horas sem comer deve evitar um regime que pregue maiores intervalos entre as refeições. O cardápio tem que atender às necessidades de cada pessoa levando em conta sei ritmo de vida, profissão, horários e preferências alimentares.

30- NÃO COMA VENDO TELEVISÃO
Se você se distrai com outras coisas, é impossível prestar atenção nas cores dos alimentos, na consistência e no aroma, O cérebro precisa registrar o ato de se alimentar de uma forma bem completa para aumentar a sensação de saciedade.

31- SIRVA-SE EM PRATOS MENORES
Olhar um prato grande e vazio é desanimador, por isso, a escolha acertada da louça pode ajudar. Que tal passar a comer em cumbucas do estilo japonês, por exemplo ?

32- NÃO SE DESANIME POR UM DESLIZE
Se sair do regime um dia, não use isso como desculpa para jogar tudo para o alto. Recomece. Mudança de hábito alimentar é um processo educativo e leva um tempo para ser adquirido.

33- COMA BALANCEADAMENTE
Manter um cardápio variado mesmo durante o regime é importante para emagrecer com saúde. Assim você garante o fornecimento de todos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Uma regra básica é sempre incluir bastante salada, uma porção de carne e outra de carboidrato.

OBSERVAÇÃO: Material extraído do guia das dietas Outubro/2004
Nome: Paulo Roberto Ribeiro
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